Pedro Raimundo, natural de Imaruí/SC, ficou conhecido no Rio de Janeiro, para onde se mudou nos anos 50, como “gaúcho alegre do rádio” por seu temperamento sempre sorridente e por estar sempre ‘pilchado’ (trajado com a vestimenta típica do gaúcho: bota, bombacha e camisa de botão).
Uma curiosidade é que foi Pedro Raimundo quem inspirou Luiz Gonzaga a se trajar com as vestimentas típicas do vaqueiro nordestino!
Uma das gravações que serviu de base para essa transcrição foi a do próprio Pedro Raimundo no disco O CANTO E O ACORDEON DE PEDRO RAIMUNDO, lançado no ano de 1956.
Algumas outras gravações que serviram de base para a transcrição dessa música foram as versões de Dominguinhos do disco Cheio de Molho, lançado em 1969 e do disco Yamandú e Dominguinhos, lançado em 2007.
Abaixo você pode ouvir as duas gravações citadas, mais a gravação original do próprio Pedro Raimundo tocando Escadaria.
Dicas para você que vai tocar essa música:
- O ritmo é um choro que fica no meio termo entre rápido e um andamento médio!
- O tom original é o de Dm (Ré Menor), com a segunda parte também em Dm (Ré Menor) e a terceira parte em F (Fá Maior);
- A forma é AA, BB, A, CC, A e fim. A forma desse choro é a forma clássica do gênero, o modo rondó.
Abaixo, um vídeo para você pegar a digitação e os caminhos deste choro:
Esta partitura de choro para bandolim é uma transcrição que usou como base vários discos como, O CANTO E O ACORDEON DE PEDRO RAIMUNDO, de Pedro Raimundo, lançado no ano de 1956 pela Odeon | MODB 3044, do disco CHEIO DE MOLHO de Dominguinhos, lançado em 1969 pela Tropicana | 01239 e do disco YAMANDÚ E DOMINGUINHOS, lançado em 2007 pela Biscoito Fino | BF 690.
Também é uma partitura de choro que serve para o acompanhamento no cavaquinho, no violão de 6 ou violão de 7 cordas e pode ser solada no bandolim, flauta, piano, violão ou qualquer outro instrumento que esteja dentro da extensão desta melodia.
Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que você mais gostou dessa transcrição, aqui no final da página. Pra gente, é muito importante ouvir você!
E aí, bora tocar?