Joaquim Callado é considerado como um dos criadores do choro ou o “pai dos chorões”. Seu grupo, que ficou conhecido como “O Choro de Callado”, era constituído por um instrumento de solo, no caso sua flauta de ébano, dois violões e um cavaquinho, onde os acompanhantes, ou os três instrumentistas de cordas, tinham boa capacidade de improvisar sobre o acompanhamento harmônico, que é a base do choro.
A primeira formação do regional de choro é atribuída ao trio formado por flauta (solista), cavaquinho e violão (acompanhamento), graças ao conjunto O Choro do Callado.
Callado trabalhou e conviveu com inúmeros chorões, dentre eles, o seu amigo e aluno, o flautista Viriato Figueira e sua também amiga Chiquinha Gonzaga.
Estes foram alguns dos músicos que se destacaram naquela fase de fixação da nova maneira de interpretar as modinhas, lundus, valsas e polcas europeias, e composições próprias que já brotavam no final do século XIX e que mais tarde, através das composições de Pixinguinha, acabaram tendo sua forma definida como a forma clássica do choro.
Essa música é obrigatória para qualquer músico que toque choro em qualquer instrumento!
Confesso que aprendi essa música meio que na roda de choro mesmo e não tirei de nenhuma gravação específica.
Deixarei aqui uma gravação do imortal Altamiro Carrilho, mestre da flauta e que tocava muito bem essa música que é um clássico do choro.
Dicas para você que vai tocar essa música:
- O ritmo é polca;
- O tom original é o de D (Ré Maior), com a segunda parte em Bm (Si Menor) e a terceira parte em G (Sol Maior);
- A forma é AA, BB, A, CC, A e fim. A forma desse choro é a forma clássica do gênero, o modo rondó.
Abaixo, um vídeo de um programa que é sucesso no nosso canal do YouTube, que é a série DEVAGARITO, onde eu toco bem lentinho para você pegar a digitação e os caminhos deste choro:
Esta partitura de choro para flauta é uma transcrição do disco ERA DE OURO, de Jacob do Bandolim, lançado no ano de 1967 pela RCA Camden | CALB5123.
Também é uma partitura de choro que serve para o acompanhamento no cavaquinho, no violão de 6 ou violão de 7 cordas e pode ser solada no bandolim, piano, violão ou qualquer outro instrumento que esteja dentro da extensão desta melodia.
Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que você mais gostou dessa transcrição, aqui no final da página. Pra gente, é muito importante ouvir você!
E aí, bora tocar?