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Teoria Musical: Como Montar o Campo Harmônico Maior?

FAAAAALA, músico!

Seja bem vinda! Seja bem vindo aqui no portal da música brasileira no seu celular!

Hoje eu quero te ensinar a como encontrar os acordes que formam o campo harmônico maior pra você conseguir entender e tocar músicas em tonalidade maior com mais facilidade.

Pra você entender essa aula por completo, eu recomendo que você leia este post primeiro: 

 

Com base na Escala Maior Natural que você aprendeu a montar e agora, pode considerar que conhece de verdade, é que montamos o campo harmônico maior.

Pra que a gente possa se ambientar, é importante saber diferenciar melodia e harmonia.

Do contrário, não conseguiremos entender como formar o campo harmônico maior natural.

1. DIFERENÇA ENTRE MELODIA E HARMONIA

 

MELODIA: é uma sequência de sons tocados individualmente, um após o outro.

Quando você pensa na música, as escalas são tocadas quando há solos da introdução das músicas, ou num choro, que é uma música instrumental, ou mesmo, na melodia cantada, uma vez que a canção une melodia e poesia!

Exemplo de uma melodia escrita na partitura (note que ela é escrita no sentido horizontal):

Melodia MusicaBrasileira.Online

HARMONIA: É um conjunto de, no mínimo, 3 notas musicais, tocados simultaneamente.

Quando você pensa em música, é quando você ouve o cavaquinho, o violão, o piano, tocando os acordes no acompanhamento da música.

Veja um exemplo de harmonia, com alguns acordes e note que sempre temos um grupo de 4 notas tocadas ao mesmo tempo, pois são escritas exatamente umas em cima das outras, na partitura): 

 

Harmonia MusicaBrasileira.Online

 

 

2. MONTANDO O CAMPO HARMÔNICO MAIOR NATURAL

Agora que já entendemos os conceitos básicos, eu vou te ensinar a montar o campo harmônico maior natural e encontrar todos os acordes da tonalidade maior natural.

Bora lá?

Primeiro, é preciso saber que para ser considerado um acorde, precisamos de, no mínimo 3 sons diferentes, separados por intervalos de terças.

Estes acordes de 3 sons nós chamamos de TRÍADES.

Nós podemos ter acordes com mais de três sons, ou seja, com 4, 5 6 ou mais sons…

Aos acordes com 4 sons chamamos TÉTRADES.

Para o entendimento do campo harmônico maior natural, iremos utilizar as tríades e tétrades.

 

3. CAMPO HARMÔNICO MAIOR COM TRÍADES

 

FORMACAO DAS Triades do campo harmonico maior natural MusicaBrasileira.Online

Pegando como base a escala maior natural de Dó, iremos montar o seu campo harmônico.

Relembrando a escala de Dó maior natural: 

I        II      III      IV      V       VI      VII      VIII
C      D       E        F       G       A        B         C

Lembre-se dos intervalor entre cada grau:

I  tom  II  tom  III  1/2 tom  IV  tom  V  tom  VI  tom  VII  1/2 tom  VIII

 

Como você já sabe, os acordes tríades são acordes de 3 sons. E estes sons são separados por intervalo de terças.

Ou seja, a partir do I grau que é a nota Dó (C), temos uma terça acima, a nota Mi (E).

Partindo da nota Mi (E) (III grau da escala de C maior), teremos a nota Sol (G) uma terça acima.

Então, temos o primeiro acorde como o Dó Maior, escrito sobre a cifra C

 

I        II      III      IV      V       VI      VII      
C      

 

Agora, partindo do II grau, Ré (D), contamos uma terça acima e chegamos na nota Fá (F).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota Lá (A).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra Dm.

 

I        II      III      IV      V       VI      VII      
C      Dm


Agora, partindo do III grau, Mi (E), contamos uma terça acima e chegamos na nota Sol (G).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota Si (B).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra Em.

 

 

 

 

I        II         III      IV      V       VI      VII      
C      Dm     Em

 

Agora, partindo do IV grau (F), contamos uma terça acima e chegamos na nota Lá (A).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota Dó (C).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra F.

 

 

I        II         III      IV      V       VI      VII      
C      Dm     Em    F

 

Agora, partindo do V grau, Sol (G), contamos uma terça acima e chegamos na nota Si (B).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota  (D).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra G.

 

 

I        II         III      IV      V       VI      VII      
C      Dm     Em    F       G

Agora, partindo do VI grau (A), contamos uma terça acima e chegamos na nota Dó (C).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota Mi (E).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra Am.

 

 

I        II         III      IV      V       VI      VII      
C      Dm     Em    F       G      Am

Agora, partindo do VII grau, Si (B), contamos uma terça acima e chegamos na nota Ré (D).

Depois, contamos mais uma terça acima e encontramos a nota Fá (F).

Neste caso temos um acorde de Ré menor, escrito sob a cifra Bº (Si diminuto).

 

 

I        II         III      IV      V       VI      VII      
C      Dm     Em    F       G      Am    Bº   

Pronto!

Agora você já tem o campo harmônico maior natural formado com TRÍADES.

 

 

4. CAMPO HARMÔNICO MAIOR COM TÉTRADES

Agora que já temos o campo harmônico maior natural com tríades, e já podemos tocar os acordes corretos, vamos acrescentar o VII grau nestes acordes, para formar as TÉTRADES.

 

O VII grau de Dó (C) é a nota Si (B), formando então o acorde de C7M (Dó com sétima maior)  

I            II         III      IV      V       VI      VII      
C7M    Dm     Em    F       G      Am    Bº   

 

O VII grau de Ré (D) é a nota Dó (C), formando então o acorde de Dm7 (Ré menor com sétima)  

I            II            III      IV      V       VI      VII      
C7M    Dm7     Em    F       G      Am    Bº   

 

O VII grau de Mi (E) é a nota Ré (D), formando então o acorde de Em7 (Mi menor com sétima)  

I            II            III         IV      V       VI      VII      
C7M    Dm7     Em7    F       G      Am    Bº   

 

O VII grau de Fá (F) é a nota Mi (E), formando então o acorde de F7M (Fá com sétima maior)  

I            II            III         IV         V       VI      VII      
C7M    Dm7     Em7    F7M    G      Am    Bº   

 

O VII grau de Sol (G) é a nota Fá (F), formando então o acorde de G7 (Sol com sétima)  

I            II            III         IV         V         VI      VII      
C7M    Dm7     Em7    F7M    G7      Am    Bº   

 

O VII grau de Lá (A) é a nota Sol (G), formando então o acorde de Am7 (Lá menor com sétima)  

I            II            III         IV         V         VI         VII      
C7M    Dm7     Em7    F7M    G7      Am7    Bº   

 

O VII grau de Si (B) é a nota Lá (A), formando então o acorde de Bm7(b5) (Si meio-diminuto)  

I            II            III         IV         V         VI         VII      
C7M    Dm7     Em7    F7M    G7      Am7    Bm7(b5)   


Agora que você entendeu a lógica da construção e encontrou os acordes corretos, é só transpor para outros tons.

E não precisa decorar em todos os tons, é só pensar no salto de Dó, para o tom que você quer tocar, e tocar todos os graus respeitando este salto.

Pra entender melhor, leia este post:

 

Bom, espero que você tenha curtido essa aula e nunca mais fique na mão na hora de encontrar os acordes para tocar uma música no tom maior !


Bora praticar nos outros tons agora!?


Bom estudo!

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