Laércio de Freitas – o Tio, como é conhecido no meio musical – é um pianista e compositor de Campinas no estado de São Paulo, nascido em 1941.
Acompanhou artistas como Maria Bethânia, Ângela Maria, Marcos Valle, Wilson Simonal, Nancy Wilson, The Supremes, Clara Nunes, Ivan Lins, César Costa Filho, Emílio Santiago, Quarteto em Cy, Martinho da Vila e muitos outros. Fez arranjos para o LP “Quem é Quem”, gravado por João Donato, em 1973.
Foi integrante da “Orquestra Tabajara“, de Severino Araújo, e do “Sexteto de Radamés Gnatalli.
A transcrição não foi feita de nenhum disco mas, eu ainda tenho as gravações do show que o Hamilton de Holanda fez com seu irmão Fernando Cesar em 23 de abril de 20024 em sua primeira apresentação em Porto Alegre, produzida por mim e meus colegas do grupo Camerata Brasileira.
O show foi no Auditório Dante Barone completamente lotado!
Dicas para você que vai tocar essa música:
- O ritmo é um choro e não precisa ser tocado tão rápido quanto nessa gravação ao vivo! Busquem por outras versões do próprio Laércio de Freitas;
- O tom original é o de C (Dó Maior), com a segunda parte em Am (Am Menor) e a terceira parte em C# (Dó Sustenido Maior);
- A pegadinha está na terceira parte onde no motivo 2 o compositor antecipa uma semicolcheia mantendo a mesma melodia, fazendo toda a melodia do motivo 1 ficar “fora de esquadro” dando muito trabalho tanto pro solista quanto pros acompanhadores;
- Outra pegadinha é na volta da parte B para a parte A, quando é tocado direto o motivo 2 da parte A, fazendo uma ponte com a parte C, ao invés de repetir completamente a parte A como é de costume no choro;
- A forma é AA, BB, A motivo 2, CC, A e um CODA pro final.
Esta partitura de choro para bandolim é uma transcrição do show AO VIVO de Hamilton de Holanda e Fernando Cesar durante a comemoração do Dia Nacional do Choro em Porto Alegre/RS no dia 23 de abril de 2004.
Também é uma partitura de choro que serve para o acompanhamento no cavaquinho, no violão de 6 ou violão de 7 cordas e pode ser solada no bandolim, flauta, piano, violão ou qualquer outro instrumento que esteja dentro da extensão desta melodia.
Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que você mais gostou dessa transcrição, aqui no final da página. Pra gente, é muito importante ouvir você!
E aí, bora tocar?