Esmeraldino Sales aprendeu a tocar de maneira autodidata e começou sua vida profissional como autônomo realizando diversos serviços, como pintor, ferreiro e pedreiro. Estreou como músico profissional do rádio em 1937, na Rádio São Paulo (PRA-5). Passou também pelas rádios Gazeta, Record e Cosmos, antes de se estabelecer na Rádio Tupi. Chegou na Rádio Tupi em 1942 para integrar o regional de Antonio Rago, formado por Antonio Rago (violão elétrico), Orlando Silveira (acordeon), Carlos Neves e Petit (violões), Esmeraldino Salles (cavaquinho), Serginho e, depois, Siles (clarinete), Zequinha (percussão) e Correa (contrabaixo). A partir de 1958 passa a liderar o regional, com a formação: Luiz Machado (clarinete), Domingos Machado (guitarra), Zequinha (percussão), Osvaldo Colagrande (violão) e Esmeraldino Salles (contrabaixo).
Além do trabalho na Tupi, Esmeraldino atuava como professor de violão, cavaquinho e canto. Atuou também como músico nas TVs Tupi e Cultura e acompanhou diversos cantores, entre eles Silvio Caldas, com quem gravou dois LPs pela Continental: Silvio Caldas (1974) e Depoimento (1975).
Eu não lembro mais de qual gravação eu transcrevi essa música, ou se foi de ouvido mesmo, tocando nas rodas por aí…
Mas deixo aqui uma gravação que eu gosto muito, do disco ESMÊ, de André Mehmari, meu amigo Fábio Peron, Fernando Amaro e Gian Corrêa.
Dicas para você que vai tocar essa música:
- O ritmo é um choro e alguns tocam bem rápido, outros bem cadenciado. Você escolhe o andamento que mais gostar e vai ficar bom;
- A primeira frase da música (2 primeiros compassos) é feita nos baixos do violão, tendo a resposta do solista nos dois compassos seguintes, voltando o violão mais 2 compassos, entregando para o solista seguir no restante do tema. É um jogo de pergunta e resposta entre o violão 7 cordas e o solista;
- O tom original é o de F (Fá Maior), com a segunda parte em Am (Lá Menor).
- Este choro tem apenas 2 partes;
- A forma é AA, BB, A e fim.
Esta partitura de choro é uma transcrição de algum disco que não me lembro ou de tanto tocar nas rodas por aí então, não tem referência de gravação!
Também é uma partitura de choro que serve para o acompanhamento no cavaquinho, no violão de 6 ou violão de 7 cordas e pode ser solada no bandolim, flauta, piano, violão ou qualquer outro instrumento que esteja dentro da extensão desta melodia.
Não esqueça de deixar um comentário dizendo o que você mais gostou dessa transcrição, aqui no final da página. Pra gente, é muito importante ouvir você!
E aí, bora tocar?