O samba “Chorou Madureira (Paulo da Portela)” é uma parceria entre Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.
Essa transcrição foi feita da gravação do 78 RPM ARACI DE ALMEIDA com Raul de Barros e seu Conjunto, lançado no ano de 1950 pela Gravadora Odeon I 12971-A.
Haroldo Lobo, nascido em 22 de julho de 1910 e falecido em 20 de julho de 1965, foi um compositor carioca de grande destaque no cenário musical brasileiro, especialmente no gênero do samba. Ele se destacou por suas contribuições ao carnaval do Rio de Janeiro, sendo responsável por inúmeros sucessos que embalaram a folia carioca.
Começou a compor ainda jovem e rapidamente se estabeleceu como um dos grandes nomes do samba e das marchinhas de carnaval. Sua música era marcada por melodias contagiantes e letras bem-humoradas, o que o tornou um dos compositores mais populares de seu tempo.
Entre os sucessos de Haroldo Lobo, destacam-se:
“Tristeza” – parceria com Niltinho, essa música se tornou um clássico do carnaval brasileiro e é até hoje uma das marchinhas mais tocadas.
“Alá-lá-ô” – composta em parceria com Nássara, é uma das marchinhas mais conhecidas e tradicionais do carnaval carioca.
“Índio Quer Apito” – outra marchinha de grande sucesso, composta com Milton de Oliveira.
É lembrado como um mestre das marchinhas, com uma carreira que deixou um legado duradouro na música brasileira, especialmente no contexto do carnaval. Sua habilidade de criar músicas que capturavam a alegria e o espírito festivo da época fez dele uma figura icônica na história do samba e da música popular brasileira.
Milton de Oliveira, nascido em 25 de janeiro de 1916 e falecido em 12 de dezembro de 1986, foi um talentoso compositor brasileiro, figura importante na música popular brasileira. Ele se destacou principalmente nas décadas de 1940 e 1950, contribuindo com diversas canções que marcaram a época.
Começou sua carreira como compositor na década de 1930. Sua habilidade em criar letras poéticas e melodiosas rapidamente chamou a atenção de intérpretes de samba e de outros gêneros da música brasileira. Ele trabalhou com vários parceiros musicais, incluindo Haroldo Lobo.
Entre os sucessos de Milton de Oliveira, destacam-se:
“Índio Quer Apito” – em parceria com Haroldo Lobo, esta marchinha de carnaval se tornou um clássico, sendo gravada por várias gerações de artistas.
“Pra Seu Governo” – outra colaboração com Haroldo Lobo, esta canção também se firmou como um grande sucesso no repertório carnavalesco.
“Rosa Morena” – gravada por Dorival Caymmi, essa música é uma das mais lembradas do repertório de Milton de Oliveira.
Deixou um legado duradouro na música brasileira, com composições que continuam a ser celebradas e reinterpretadas até hoje. Sua contribuição para o carnaval e para a música popular brasileira é inestimável, consolidando-se como um dos grandes nomes da história musical do Brasil.
Aracy de Almeida (Araci de Almeida), foi uma cantora carioca nascida em 19 de agosto de 1914 e falecida em 20 de junho de 1988. Conhecida como o “Samba em Pessoa” ou “A Dama do Encantado”, foi identificada como a primeira grande cantora de samba.
Começou a cantar em festas de família e rapidamente ganhou reconhecimento por sua voz potente e estilo inconfundível.
Iniciou sua carreira profissional em 1933, quando começou a cantar em programas de rádio, um dos principais meios de divulgação musical da época. Em 1934, ela gravou seu primeiro disco, marcando o início de uma trajetória repleta de sucessos.
Foi uma das maiores intérpretes do compositor Noel Rosa, com quem desenvolveu uma parceria musical significativa. Sua interpretação das músicas de Noel Rosa é até hoje considerada uma das mais autênticas e emocionantes.
Sua carreira ajudou a consolidar o samba como um dos gêneros musicais mais importantes do Brasil. Até hoje, suas gravações são referência para novos músicos e apreciadores da música brasileira.
A interpretação de “Chorou Madureira (Paulo da Portela)” é de Aracy de Almeida com Raul de Barros e seu Conjunto.
Dicas para você que vai tocar essa música:
- Este é um samba dos anos 50 acompanhado pelo conjunto regional e orquestra e, portanto, a levada de samba utilizada fica mais puxada para o ritmo do Choro ou do Samba-choro, mas você pode tocar com a levada de samba de quadra.
- O tom deste arranjo é o de Db (Ré Bemol Maior);
- O solo da introdução é o mesmo do final, apenas mudando o arremate no final da frase. Pode ser tocado pelo cavaquinho, bandolim, flauta, etc.
Essa cifra de samba para cavaquinho é uma transcrição do disco 78 RPM ARACI DE ALMEIDA com Raul de Barros e seu Conjunto, lançado no ano de 1950.
Também é uma cifra de samba para ser tocada no violão de 6 ou violão de 7 cordas, ou no bandolim e pode ser tocada em qualquer instrumento de acompanhamento como contrabaixo, piano, viola, banjo e outros…
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