O samba “Ando na orgia” é uma composiĂ§Ă£o de Bide e Marçal e foi gravada Carlos Galhardo. Â
Essa transcriĂ§Ă£o foi feita da gravaĂ§Ă£o doÂcompacto 78rpm lançado em 1938 pela RCA VictorÂe relançado em 2017 numa coletĂ¢nea com o nomeÂMOMENTOS BRASILEIROS: ARMANDO MARÇAL E BIDE (1933 a 1939) com gravações de vĂ¡rios intĂ©rpretes durante a dĂ©cada de 30, de mĂºsicas da dupla. Â
Bide, como era conhecido AlcebĂades Maia Barcelos, foi um dos maiores nomes do samba e Ă© considerado por muitos, um de seus criadores. Bide, assim como Ismael Silva, foi um dos primeiros sambistas a darem um suingue diferente ao samba, afastando-o do maxixe e tornando-o mais prĂ³ximo do que conhecemos hoje.
Oriundo do choro e, portanto, tocado em sua grande maioria lĂ¡ no inĂcio dos tempos, por mĂºsicos chorões, o samba começou a ganhar uma forma Ăºnica, prĂ³pria, a partir dos anos 30, tendo Bide e Marçal como alguns dos principais idealizadores desse novo formato rĂtmico para o samba.
Bide, ao lado de Ismael Silva, Heitor dos Prazeres e outros, foi um dos fundadores da primeira escola de samba da histĂ³ria, a Deixa Falar.
Marçal, como era conhecido Armando Vieira Marçal, fez dupla histĂ³rica com Bide, citado acima, e foi um dos precursores do samba como conhecemos hoje.
O primeiro sucesso da dupla do o samba “Agora Ă© cinza”e desde entĂ£o, emplacaram vĂ¡rios sucessos como “Ando na orgia”, “Que bate fundo Ă© esseâ€, “Quanto eu sintoâ€, “Meu sofrimentoâ€, “Vivo deste amorâ€, “Durmo sonhando†e “Ama-se uma vezâ€, “Nunca maisâ€.
Alguns nomes que gravaram as composições de Bide e Marçal (sejam, as composições da dupla, ou composições com outros parceiros) foram MĂ¡rio Reis, Francisco Alves, Carmen Miranda, Carlos Galhardo, Orlando Silva.
Carlos Galhardo foi um cantor que fez muito sucesso gravando sambas no Brasil nas décadas de 30 até o final dos anos 70.
Galhardo era alfaiate, profissĂ£o que aprendeu com seu tio-avĂ´ ainda na infĂ¢ncia. Quando GetĂºlio Vargas se elegeu, Galhardo foi quem tirou as medidas do entĂ£o presidente eleito, para um jaquetĂ£o fabricado pela alfaiataria aonde trabalhava na Ă©poca.
Tinha o apelido de “Rei do Disco” e tambĂ©m o de “Rei da Valsa”, este Ăºltimo dado por Blota Jr.
Alguns sucessos da discografia de Carlos Galhardo foram “Rapaziada do BrĂ¡s” (Alberto Marino) em 1960, “Rosa de maio”ÂCustĂ³dio MesquitaÂe Ewaldo Ruy) em 1944, “SalĂ£o grenĂ¡” (Paulo Barbosa e Francisco CĂ©lio) de 1939, “Saudades de MatĂ£o” (Jorge Galati e Raul Torres) de 1941, “Sei que Ă© covardia, mas…” ÂAtaulfo AlvesÂeÂClaudionor Cruz)MĂ¡rio LagoÂde 1938, “SerĂ¡?”Âde 1945, “Vela branca sobre o mar”ÂJosĂ© Maria de AbreuÂe Osvaldo Santiago) de 1937.Â
Â
A interpretaĂ§Ă£o Ă© de Carlos Galhardo!Â
Â
Dicas para vocĂª que vai tocar essa mĂºsica:
- Essa levada Ă© a de samba-choro;
- Samba-choro era a levada do samba nos discos da dĂ©cada de 30 e 40, anteriores a influĂªncia de Ismael Silva, Bide e Marçal e outros;
- Pode ser tocada com a levada de samba de terreiro ou até, com a levada de partido alto no estilo Paulinho da Viola;
- O tom deste arranjo na voz de Carlos Galhardo Ă© o de B (Si Maior);
- É um tom menos comum, mas Ă© sĂ³ pensar em DĂ³ Maior e tocar tudo meio tom abaixo! đŸ˜‰Â
- Para os solistas Ă© preciso um pouco mais de atenĂ§Ă£o aos sustenidos da escala.
Â
Esta cifra de choro-samba para cavaco Ă© uma transcriĂ§Ă£o doÂcompacto 78rpm lançado em 1938 pela Victor |Â34.277-a e relançado em 2017 numa coletĂ¢nea com o nome ÂMOMENTOS BRASILEIROS: ARMANDO MARÇAL E BIDE (1933 a 1939) om gravações de vĂ¡rios intĂ©rpretes durante a dĂ©cada de 30, de mĂºsicas da dupla…c
TambĂ©m Ă© uma cifra de samba para ser tocada no violĂ£o de 6 ou violĂ£o de 7 cordas, ou no bandolim e pode ser tocada em qualquer instrumento de acompanhamento como contrabaixo, piano, viola, banjo e outros…
NĂ£o esqueça de deixar um comentĂ¡rio dizendo o que vocĂª mais gostou dessa transcriĂ§Ă£o, aqui no final da pĂ¡gina. Pra gente, Ă© muito importante ouvir vocĂª!
Â
E aĂ, bora tocar?
Â
Â
Deixe um Review